O nosso Mosteiro têm regra de vida escrita por São Bento de Núrsia. São Bento organizou a vida monástica e compeliu algumas regras para os monges, tais regras foram adaptadas para os mosteiros femininos através de Santa Escolástica, irmã de São Bento.
Com a festa de São Bento, celebrada no dia 11 de julho, o Bispo da Diocese de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, OSB, instituiu a Porta Santa para o Ano da Misericórdia, no Mosteiro da Virgem e nos dois carmelos da Diocese, um em Petrópolis e outro em Teresópolis.
Durante a abertura da Porta Santa, no Mosteiro da Virgem, Dom Gregório Paixão, OSB, falou sobre a importância da Porta Santa, lembrando que, o Papa Francisco ao abrir o Ano da Misericórdia, publicou as orientações para as portas santas e como os fiéis podem receber a indulgência. Ela é concedida com oração, confissão e participação na comunhão, passando pela Porta Santa.
A missa, após a abertura da Porta Santa, foi presidida pelo Bispo, que em sua homilia falou sobre São Bento, destacando a forma como ele testemunhou o Cristo, com objetivo de melhorar a sociedade da sua época. Dom Gregório Paixão disse que nos dias de hoje, cada cristão, pode com seu testemunho e oração mudar a realidade que vivemos.